O que é ATS?

Avaliação de tecnologia da saúde (ATS) é o processo sistemático de valorização das propriedades, efeitos e / ou impactos da tecnologia da saúde; Deve contemplar as dimensões médica, social, ética e econômica e seu principal objetivo é fornecer informações a serem aplicadas na tomada de decisões no campo da saúde. Essas avaliações se concentram em aspectos como nível de benefícios e eficácia, segurança clínica e técnica e custo-efetividade. Por si só, o processo de tomada de decisões informadas envolve a análise das características de cobertura, reembolso, custos, protocolos clínicos e diretrizes, bem como a regulamentação de dispositivos médicos.

A ATS tem sido usado para definir quais benefícios incluir no sistema de saúde com base em evidências de avaliações anteriores. Geralmente, as novas tecnologias são mais caras do que as antigas, o que contribui para aumentar as despesas de saúde. Neste contexto, o processo de ATS garante que uma tecnologia não seja implementada até que sua eficácia seja comprovada. Por outro lado, uma tecnologia não é eliminada do pacote de serviços até que a ineficácia ou a fraca relação custo-eficácia sejam comprovadas.

A ATS também envolve aspectos de qualidade e o papel das novas tecnologias na obtenção de melhores resultados. A OPAS apóia atividades de DST que enfatizam cenários de saúde que podem ser medidos com um certo ponto de referência.

Para obter mais informações sobre ATS ou terminologia, visite o Glossário ATS .