Novidades do Euroqol

Foi realizado encontro da Euroqol Association entre 11 e 13 de março em Noordwijk- Holanda. Durante o encontro os membros do grupo puderam participar de importantes debates sobre pesquisas e tendências na área. Destacaram-se:

  • Bolt-ons: foi apresentada uma atualização nos projetos envolvendo dimensões acopladas ao instrumento Eq-5D com o objetivo de aumentar a sensibilidade, em especial para alterações cognitivas e para condições que impactam em perdas sensoriais com distúrbios visuais e auditivos.
  • E-QALY: houve uma ampla discussão de posições favoráveis e questionamentos quanto ao projeto que tem por objetivo criar um novo instrumento envolvendo não apenas qualidade de vida relacionada à saúde, mas outros aspectos como impacto em sintomas, cognição, autonomia e aspectos relevantes ao suporte social e relacionamentos. O projeto é liderado pelo prof. John Brazier (Univ Sheffield) e tem o suporte do NICE, incluindo diversos centros de pesquisa no mundo.
  • Harmonização de versões: foram apresentados progressos do grupo de harmonização das versões do EQ em diversas línguas, modificando traduções e excluindo termos conflitantes ou inadequados. O grupo é coordenado pela prof. Jennifer Jelsma- Univ Cape Town.
  • Valoração do EQ-Y: foram apresentados os desafios metodológicos e encaminhamentos para uma padronização de valoração do EQ-Y utilizando EQ-VT e DCE de forma semelhando ao instrumento para adultos. O grupo de estudos do EQ-Y é coordenado pelo prof. Wolfgang Greiner da Bielefeld University.
  • QALY e ATS: foi criado um grupo para discutir o uso de QALY em processos de ATS com a criação de regiões para troca de experiência. Uma das regiões proposta for Am. Latina e Caribe. O grupo é coordenado pelo prof Simon Pickard da Univ. of Illinois at Chicago.

 

O próximo encontro científico (EQ Plenary Meeting) será realizado em setembro de 2019 em Bruxelas e os trabalhos podem ser submetidos no site https://euroqol.org