Webinar “Transferibilidade de avaliações econômicas”

 

Temos o prazer de convidá-los para o próximo Webinar da RedETSA, na sexta-feira 10 de novembro, às 11hs, horário de Washington DC.

Victoria Hurtado Meneses. Engenheira Bimédica (Universidad de Valparaíso), Mestrado em Economia da Saúde (University of York). Departamento de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Ministério da Saúde do Chile e Catherine De la Puente Agurto. Enfermeira, Especialista em cuidados intensivos do adulto, mestrado  em Epidemiologia Clínica (Universidad de La Frontera), mestrado em Economia da Saúde e do medicamento (Universidad Pompeu Fabra). Departamento de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Ministério da Saúde do Chile farão uma apresentação sobre “Transferibilidade de avaliações econômicas”.

A metodologia de transferibilidade de Avaliação Econômica (AE) se apresenta como uma possibilidade para informar o custo-efetividade de uma alternativa de saúde em menor tempo  para os tomadores de decisões. Mais ainda quando se considera que os países contam com recursos econômicos limitados para desenvolver pesquisa e a pressa existente para solicitar esse tipo de informação por parte das autoridades.

Cabe destacar que o desenvolvimento de um estudo “novo” continua sendo o padrão ouro para entregar uma evidência válida de custo-efetividade de uma intervenção de saúde que se queira implementar. No entanto, existem casos em que há evidência disponível suficiente  de custo-efetividade de tecnologias que já foram avaliadas por varios países com resultados similares. Nesses casos se recomenda utilizar a metodologia de transferibilidade de AE, de forma que os tomadores de decisões possam se basear em evidência sólida e em curto período de tempo.

O link de Webex que utilizaremos é o seguinte: https://goo.gl/oZb2JB

  • Quando: Sexta-feria, 10 de novembro
  • Hora: 11 hs, WDC
  • Como: WebEx:  https://goo.gl/oZb2JB
  • Idioma: Espanhol, sem tradução