Memorando de Entendimiento – RedETSA & INAHTA

RedETINAHTA

Memorando de Entendimiento entre a  International Network of Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA) e a Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (RedETSA)

INAHTA é uma organização sem fins lucrativos que tem raízes profundas em avaliação de tecnologias em saúde (ATS) na comunidade internacional desde 1993, quando a rede foi fundada. INAHTA está organizada em quatro redes que reúne programas de avaliação das agências membros, de transferência de conhecimento, educação e formação, e como agência de criação e desenvolvimento de capacitação. Hoje, INAHTA oferece aos seus membros a oportunidade de aprender uns com os outros através do compartilhamento de conhecimentos e experiências, além de contribuir para os objetivos estratégicos da rede. A rede é afiliada com 55 agências ATS que auxiliam na tomada de decisões no sistema de saúde, afetando mais de 1 bilhão de pessoas em 32 países em todo o mundo.

RedETSA é uma rede, sem fins lucrativos, formada por ministérios da saúde, agências reguladores e de avaliação de tecnologias em saúde. Lançada em 2011, RedETSA tem 14 países representados por 29 instituições, com o objetivo de fortalecer e promover o processo de avaliação de tecnologias em saúde nas Américas, permitindo a troca de informação para apoiar a tomada de decisões sobre a regulação, incorporação, utilização e substituição destas tecnologias. A RedETSA objetiva melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, a segurança, o uso racional de tecnologias e contribuir para a sustentabilidade dos sistemas de saúde e equidade no acesso.

Agosto de 2016 marcou a assinatura de um memorando de entendimento entre INAHTA e RedETSA. Ambas as redes apresentam objetivos comuns para o aprimoramento da ATS.

A partir de então, INAHTA e RedETSA concordaram em trabalhar juntos em:

  • Melhorar a difusão do conhecimento sobre o trabalho de cada rede;
  • Reforçar os laços entre INAHTA e RedETSA através do reconhecimento mútuo em seus respectivos websites;
  • Trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de materiais para reduzir a duplicidade de trabalhos e esforços;
  • Cooperar em outros projetos que visam alcançar as suas missões.

Ambas as redes reconhecem o compromisso de cada um com a ATS, e vê um grande benefício para combinar seus esforços para alcançar objetivos comuns.