Pharmacoepidemiology Research on Essential Medicines

Foi realizado nos dias 23 a 25 de novembro de 2015 o seminário “Pharmacoepidemiology Research on Essential Medicines” no Rio de Janeiro, Brasil, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

A temática deste evento surge diante de um cenário em que há um crescente processo de incorporação de tecnologias de alto custo na área da saúde em detrimento da seleção dos denominados “medicamentos essenciais”. Este fenômeno vem ocorrendo em diversos países da Europa, América do Norte e a América Latina, dentre eles o Brasil.

Esse novo paradigma no sistema de saúde proporciona uma maior inequidade e parco acesso às intervenções e tecnologias em saúde, resultando em impacto social e desafios na alocação de recursos.

O objetivo do seminário visa definir uma proposta comum de trabalho para o futuro e permitir a avaliação dos esforços desenvolvidos pelas partes a cada dois anos através de edições futuras do seminário, promovendo um acompanhamento continuado do processo.

Segue em anexo a programação realizada no evento: Pharmacoepidemiology Research on Essential Medicine