logo_brisa_es (002)

11ª Reunião do Grupo de Discussão em Avaliação de Tecnologias de Saúde – Gruda

Tema: Preços de tecnologias em saúde praticados para o SUS: proteção patentária, gasto federal e monitoramento para a tomada de decisão.

Palestras:
O Banco de Preços em Saúde como ferramenta de acompanhamento das aquisições públicas de medicamentos
Apresentação: Fabiana Almeida da Matta – Banco de Preços em Saúde – Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento – Ministério da Saúde

Medicamentos em situação de exclusividade e o papel da proteção patentária
Apresentação: Gabriela Costa Chaves – Pesquisadora em Saúde Pública – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.

Consumo e Gasto Federal de Medicamentos no Brasil

Apresentação: Claudia Garcia Serpa Osório de Castro – Pesquisadora Titular – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.

Coordenação: Márcia Pinto – Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fundação Oswaldo Cruz

Mini-curso:
Utilização prática do Banco de Preços em Saúde do Ministério da Saúde
Horário: 13h às 16h
Professor: Fabiana Almeida da Matta – Banco de Preços em Saúde.  Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento – Ministério da Saúde

Link para as inscrições: https://sistemas.into.saude.gov.br/internet/form/evento.aspx?f=1077&p1=85&cd_evento=85

Local: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad

Organização:

Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Instituto Nacional de Cardiologia
Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fundação Oswaldo Cruz
Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Apoio: Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad

logo_brisa_es (002)

Brisa

O Banco de Dados Regional de Relatórios de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (BRISA) atingiu 1.000 relatórios produzidos pelas instituições membros da RedETSA (Rede de Avaliação de Tecnologia em Saúde das Américas).

Com essa ferramenta, a Organização Pan-Americana da Saúde e a RedETSA buscam promover o uso da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para melhorar o processo de tomada de decisão da incorporação de tecnologias nos sistemas de saúde. “Esse crescimento da BRISA desde o seu lançamento é um sinal da consolidação da RedETSA e mais uma etapa na institucionalização da ATS na Região”, disse James Fitzgerald, diretor de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS.

Maiores informações em https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=14522&Itemid=39594&lang=es

logo_brisa_es (002)

22ª edição do programa de webinars da RedETSA

“Incorporação do valor social e a perspectiva dos pacientes e cidadãos no desenvolvimento de ATS”

Em 18 de maio de 2018, o Dr. Carlos Eduardo Pinzón-Flórez, Subdiretor de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IETS ) da Colômbia, fez uma apresentação sobre o projeto realizado na Colômbia pela IETS que desenvolve um quadro de referência para a inclusão de valores sociais e as opiniões de pacientes e cidadãos afetados na avaliação de tecnologias de saúde e decisões de cobertura.

Você pode acessar o Webinar em: https://youtu.be/tDNFJ8dz0-A

Carlos Eduardo Pinzón-Flórez, MD, MSc, PhD

  • Cirurgião médico da Universidad del Rosario, mestre em Epidemiologia Clínica pela Pontificia Universidad Javeriana e Doutor em Saúde Pública com uma área de concentração em Sistemas de Saúde pelo Instituto Nacional de Saúde Pública do México.
  • Tem experiência em pesquisas relacionadas ao desempenho de sistemas de saúde, avaliação de qualidade de serviços de saúde, construção e validação de indicadores de acesso, uso e cobertura de serviços de saúde. Da mesma forma, gera evidências científicas por meio de processos como revisões sistemáticas da literatura, diretrizes de práticas clínicas e avaliação de tecnologias em saúde. No campo administrativo, foi coordenador de centros de pesquisa clínica e suporte administrativo de processos de pesquisa para diferentes entidades acadêmicas. Foi professor de epidemiologia e sistemas de saúde pública e assessor metodológico de diferentes projetos de pesquisa. Atualmente, ele é listado como pesquisador sênior de Colciencias.
ecos

1º Simpósio de Economia da Saúde

O 1º Simpósio de Economia da Saúde acontece dias 19 e 20 junho na capital federal, Brasília-DF, no auditório Carlyle Guerra da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS.  O primeiro evento organizacional sobre o tema será marcado pelo lançamento da publicação “Contas do SUS na perspectiva da Contabilidade Internacional: Brasil, 2010-2014”, tema da palestra principal: “Quem gastou? Onde gastou? Como gastou? Análise do gasto público da saúde baseado na Metodologia de System of Health Accounts (SHA)”, que será proferida pela professora,  pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Angélica Borges dos Santos.

Com transmissão em tempo real (http://mediacenter.aids.gov.br), o evento tem o propósito de ampliar o conhecimento sobre a Economia da Saúde, que no Ministério é fomentada pela Secretaria Executiva, por meio do seu Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE).

Voltado para gestores SUS, acadêmicos, pesquisadores e técnicos do Ministério da Saúde, previamente convidados, o 1º Simpósio de Economia da Saúde visa estimular a disseminação de informações e dados do setor e promover a troca de experiências entre os diversos atores que pensam e produzem conhecimentos sobre a Economia da Saúde tanto na gestão pública como no setor privado.

Importante para o debate nacional sobre uso racional dos recursos na saúde, o Simpósio também marca os 15 anos da incorporação da Economia da Saúde na Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2003.

Para maiores informações, acesse: http://portalms.saude.gov.br/simposioecos2018

logo_brisa_es (002)

Primeira publicação em MCDA do Instituto Nacional de Cardiologia

O NATS-INC tem investido em uma técnica de suporte à tomada de decisão denominada Análise de decisão multicritério (MCDA).
Ontem foi publicada na revista Jornal Brasileiro de Economia da Saúde- JBES (disponível em http://www.jbes.com.br/images/v10n1/64.pdf) uma revisão sobre os critérios utilizados internacionalmente para a incorporação de tecnologias em saúde, elaborado pela aluna do mestrado em ATS Andrea Brígida funcionária do DGITS- MS. Outros trabalhos estão em andamento com aplicação do MCDA em ortopedia e cardiologia.
logo_brisa_es (002)

10ª Reunião do Grupo de Discussão em Avaliação de Tecnologias em Saúde (Gruda) e mini-curso

10ª Reunião do Grupo de Discussão em Avaliação de Tecnologias em Saúde (Gruda) e mini-curso

 

A 10ª Reunião do Grupo de Discussão em Avaliação de Tecnologias em Saúde (Gruda) e mini-curso ocorrerá no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad – Avenida Brasil, 500 – São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ – Auditório 1
Data/Horário: 15/05/2018 das 9:00 às 16:00 horas
Tema: “Análise de impacto orçamentário de tecnologias sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde: proposta de metodologia e estudo de caso” – 09:00-12:00 horas

Mini-curso: Introdução à redação de artigos científicos – 13:00-16:00 horas

As inscrições deverão ser feitas no site do Into, neste link da página específica do evento: https://sistemas.into.saude.gov.br/internet/form/evento.aspx?f=1077&p1=67&cd_evento=67

Para conhecer mais sobre a iniciativa do Gruda acesse: http://natsinc.org/wpress/euroqol/?page_id=1347

Link para o evento: https://sistemas.into.saude.gov.br/internet/form/evento.aspx?f=1077&p1=67&cd_evento=67

logo_brisa_es (002)

Webinar: “Revisões Rápidas e Avaliação de Tecnologias em Saúde”

 28 de março de 2018

21ª edição do programa de Webinars da RedETSA,

O Dr. Sebastián García Martí, coordenador do Departamento de EE e ETS do Instituto de Eficácia Clínica e de Saúde (IECS), da Argentina, fez uma apresentação sobre “Revisões Rápidas e Avaliação de Tecnologias em Saúde”.

A grabaçao do webinar fica disponível em:

logo_brisa_es (002)

The Assessment for Disinvestment of Intramuscular Interferon Beta for Relapsing-Remitting Multiple Sclerosis in Brazil – home

Publicação conjunta da UFMG e o Instituto Nacional de Cardiologia para suporte à decisão da CONITEC, incluiu estudo de comparação indireta e dados de vida real sobre falha no tratamento.

The Assessment for Disinvestment of Intramuscular Interferon Beta for Relapsing-Remitting Multiple Sclerosis in Brazil – home

logo_brisa_es (002)

Encontro Regional de Diretrizes de Prática e IX Reunião da RedETSA: Integração de mecanismos de ATS e Diretrizes de Prática para informar e implementar a tomada de decisões rumo à Saúde Universal 14-16 de novembro de 2017, Panamá

Durante os dias 14 a 16 de novembro, aconteceu o Encontro Regional de Diretrizes de Prática e  IX Encontro da RedETSA: Integração de mecanismos de ATS e Diretrizes de Prática para informar e implementar a tomada de decisões rumo à Saúde Universal  na Cidade do Panamá, onde participaram 52 pessoas de 16 países e 33 organizações diferentes. Pela primeira vez, os responsáveis pelas diretrizes de prática na Região das Américas e a Rede de Avaliação de Tecnologia de Saúde das Américas  organizaram juntos uma reunião presencial com o objetivo de promover a integração dos mecanismos ATS e das Diretrizes de Prática para informar a tomada de decisões e monitorar sua aplicação para avançar em direção à Saúde Universal.

No primeiro dia da reunião, discutiram-se os temas relacionados à ATS e à RedETSA, como uma atualização das atividades do secretariado (OPAS) e dos membros, atualizando os Centros Colaboradores e definindo as prioridades para 2018. Também houve painéis e discussões sobre Dispositivos Médicos (metodologias de avaliação, dispositivos médicos prioritários, preços, gerenciamento) e sobre Avaliações Econômicas (transferibilidade, modelos, doenças de alto custo).

No segundo dia da reunião, foram discutidos os tópicos relacionados às Diretrizes Práticas. Os participantes apresentaram avanços e dificuldades na área; foi apresentado o “Manual para o fortalecimento de programas nacionais de guias informados por evidência: uma ferramenta de adaptação e implementação de diretrizes nas Américas”. Houve também discussão  e trabalho em grupo sobre a adaptação de guias informados pela evidência na região.

No terceiro dia tratou-se da integração dos mecanismos ATS e das Diretrizes de Prática. Foi discutida a incorporação da perspectiva dos pacientes nos processos de ATS e das Diretrizes de Prática e uma metodologia para a elaboração de relatórios curtos e vários participantes apresentaram experiências de integração de mecanismos para apoiar a tomada de decisões de cobertura em seus países. . Finalmente, se discutiu em grupo as melhores maneiras de fortalecer a institucionalização e integração de mecanismos para apoiar decisões de cobertura, e foi acordado quais serão os próximos passos neste sentido.

Abaixo, é possível conferir a agenda da reunião, ter acesso aos links das apresentações e à lista de participantes.

Dia 1 – Terça-feira 14 de novembro   
IX Encontro da Rede de Avaliação de Tecnologia das Américas e convidados
HoraTemaApresentador/Facilitador
8 : 3 0 – 8 : 4 5AberturaMinistério da Saúde do Panamá
OPAS Panamá
8 : 45 – 9 : 00Objetivos da reunião e resumo das atividades desenvolvidas em 2017

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/resumen_-2017.pptx
Alexandre Lemgruber, OPAS
9 : 0 0 – 9 : 4 5Lançamento da Base de Informes de ATS da RedETSA

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Presentation-BRISA-Francisco.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/presentacion-brisa-redetsa-lancamiento.pdf
Francisco Caccavo, OPAS
Renato Murasaki, BIREME/OPAS
9 : 45 – 10: 15Apresentação de novos membros

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/12/CCATES-Apresentação_RedETSA.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/12/CC-2017_presentacion-CMD-1.ppt
Ministério da Saúde do Panamá
CCATES (Brasil)
CUFAR (Argentina)
10:15- 1 1 :15Principais realizações dos países em ATS e na tomada de decisão em 2017

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/REDEARETS-Argentina.docx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Red-ETSA-ETS-BOLIVIA.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/14novembro2107_Redetsa-Conitec.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/INESSS-Canada.docx
(5 min por instituição)
Ministério da Saúde da Argentina
RedArets (Argentina)
Ministério da Saúde da BolÍvia
Ministério da Saúde do Brasil
ANVISA (Brasil)
INC (Brasil)
INESSS (Canadá)
Ministério da Saúde do Chile
ISP (Chile)
Ministério da Saúde da Colombia
IETS (Colombia)
1 1 : 3 0 -12:45Principais realizações dos países em ATS e na tomada de decisão em 2017

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/MS-Costa-Rica.docx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/CCSS-Costa-Rica.docx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Cuba-TALLER-DE-PANAMÁ-ETS-GPC-2017.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/SV-Presentación-Panamá-RedETSA.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Honduras-ARSA.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Mexico-Avances-ETES_Redetsa-2017_2.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/INS-Peru.Panama14NOV2017.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Peru-IETSI-Redetsa.nov2017.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Presentación-Evaluación-Tecnología-RD.-Panamá-2017.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/2017-Minsa-Uruguay.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/ORAS-ETS-Panamá.ppt
Ministério da Saúde de Costa Rica
CCSS (Costa Rica)
Ministério da Saúde de Cuba
Ministério da Saúde do Equador
Ministério da Saúde de El Salvador
ISSS (El Salvador)
CENETEC (México)Ministério da Saúde do Paraguai
INS (Peru)
IETSI (Peru)
DIGEMAPS (República Dominicana)
Ministério da Saúde do Uruguai
FNR (Uruguai)
Organismo Andino de Saúde
1 2 :45- 1 3 :15Atualização dos Centros Colaboradores

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/IECS-Argentina.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/CC-2017_presentacion-CMD.ppt
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Canada-Carols-CC-Presentation.pptx
IECS (Argentina)
IEB/UFSC (Brasil)
University of Ottawa (Canadá)
1 4 : 3 0 - 1 6 :00Painel de Dispositivos Médicos
(metodologias de avaliação; dispositivos
médicos prioritários; preços; gestão)

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/2.-REDETSA_Murilo.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Dispositivos-médicos-esenciales-para-el-primer-nivel.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/1.-Atención-Primaria-Desafíos-para-la-Gestión-y-ETS.pptx
Moderador: Murilo Contó, OPAS Brasil
OPAS
IEB/UFSC
1 6 : 1 5 - 1 7 :30Painel sobre Avaliações Econômicas
(transferibilidade, modelos, doenças de alto custo)

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Uruguay-transferibilidad2017.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/IECS_EE.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/ETES-EN-SGSSS-OPS.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Apresentacao_Panama-revista.1.ppt
Moderador: Alexandre Lemgruber, OPAS
Ministério da Saúde do Uruguai
IECS
IETS
ANVISA
1 7 :30- 1 8 : 3 0Definição de prioridades para 2018
Dia 2 – Quarta-feira 15 de novembro
Reunião Regional de Guias de Prática
HoraTemaApresentador/Facilitador
9:00 – 9:15Abertura
Objetivos da reunião
Ludovic Reveiz, OPAS
9:15 – 11:30Avanços e desafios de cada instituição na elaboração / adaptação de guias, resposta
rápida, planos de implementação e articulação
interinstitucional (governança, estabelecimento
de prioridades, capacidades, produtos, qualidade
etc)

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Brasil-15novembro2107_Guias.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Costa-Rica-Presentación-Avances-GPC-AR_MD.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Chile-implementacion.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Presentación-El-Salvador.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/12/presentación-gpc-PN-Ecuador.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Mexico-_PANAMA_GPC_2017.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Panama-ELABORACIÓN-DE-UNA-GUÍA-DE-PRÁCTICA.pptm
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Presentación-Reunion-Panama-PERU-INS-MINSA-IETSI-final.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/Presentación-Republica-Dominicana.pptx
http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/12/URUGUAYGPC.pptx
(10 min por país)
Brasil
Costa Rica
Colombia
Chile
El Salvador
Equador
México
Panamá
Peru
República Dominicana
Uruguai
11:30 – 12:00Apresentação do Manual para o fortalecimento dos programas nacionais de guias informadas pela evidência: uma ferramenta para a adaptação e implementação de guias nas Américas

http://redetsa.org/wp/wp-content/uploads/2017/11/DIRECTRIZ-PARA-EL-FORTALECIMIENTO-DE-LOS-PROGRAMAS-NACIONALES-02.pptx
Marcela Torres, OPAS
12:00 – 12:30Priorização regional de temas prioritários para a elaboração / adaptação de guias nas Américas: caso do programa colombianoMinistério da Saúde e Proteção Social da Colombia
13:30 – 13:40 Mecanismos regionais para adaptação de guias informadas por evidência na regiãoLudovic Reveiz, OPAS
13:40 – 15:15Avanços e desafios interinstitucionais na elaboração/adaptação de guias: oportunidades de cooperação regionalGrupos de trabalho
15:15 – 15:30Avanços e desafios interinstitucionais na elaboração/adaptação de guias: oportunidades de cooperação regionalInforme dos grupos
15:45 – 16:00Plano de Implementação dos programas de guias informadas por evidência: oportunidades de cooperação regionalMarcela Torres, OPAS
16:00 – 17:15Avanços e desafios interinstitucionais na elaboração/adaptação de guias: oportunidades de cooperação regionallGrupos de trabalho
17:15 – 17:30Avanços e desafios interinstitucionais na elaboração/adaptação de guias: oportunidades de cooperação regionalInforme dos grupos
Dia 3 – Quinta-feira 16 de novembro
Integração de mecanismos
HoraTemaApresentador/Facilitador
8:30 – 8:45Abertura
Objetivos da reunião
Mecanismos integrados para a tomada de decisões informadas para a Saúde Universal
Alexandre Lemgruber, OPAS

Ludovic Reveiz, OPAS
8:45 – 9:30Integração de mecanismos para a implementação de ATS e Guias de Prática: experiências internacionais de referênciaHector Castro, MSH
10:45 – 11:30Metodologia para elaboração de informes curtos IECS (Argentina)
11:30 – 13:00Painel:
Experiências de integração de mecanismos para apoiar a tomada de decisões de cobertura:
Avaliação de Tecnologias de Saúde, Seleção de medicamentos e outras tecnologias, Guias de Prática, Políticas informadas pela Evidência
Moderador: Ministério da Saúde do Panamá
IETS (Colombia)
Ministério de Saúde do Chile
Ministério da Saúde do Brasil
INS (Peru)
CENETEC (México)
INESSS (Canadá)
(15 minutos para cada apresentação)
14:00 – 15:30Como podemos fortalecer a institucionalização e a integração de mecanismos (ATS, Guías de Prática, a seleção de medicamentos e outras tecnololgias, políticas) para apoiar as decisões de cobertura, com enfoque na implementação? Institucionalização de mecanismos integrados, sinergias e colaboração interinstitucional a nível nacional e regional

Análise
(D) debilidades (O) oportunidades
(F) fortalezas(A) ameaças
Grupos de trabalho
15:45 – 16:45Apresentação dos grupos de trabalho de discussão
Quais são as prioridades em nível regional?
Roteiro e próximos passos para o desenvolvimento de um plano para integrar os vários mecanismos e fortalecer a cooperação regional
Moderadores:
Alexandre Lemgruber
Ludovic Reveiz
17:30Fechamento

Lista de Participantes

PAISNOMBREINSTITUICIÓN
ArgentinaCristian DoratiCentro Universitario de Farmacologia
ArgentinaMaría Clara ZerbinoMinisterio de Salud de Argentina
ArgentinaSantiago HasdeuRed Argentina Pública de Evaluación de Tecnologías Sanitarias - REDEARETS
ArgentinaSebastian Garcia MartíIntituto de Efectividad Clínica y Sanitária - IECS
BoliviaMirka Susana ZuñigaLa Agencia Estatal de Medicamentos y Tecnologías de Salud - AGEMED
BrasilFlávio Maurício Garcia PezzolaInstituto de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina - CCOPAS/IEB - UFSC
Brasil Livia LemosCentro Colaborador de Avaliação de Tecnologias de Saúde - CCATES Brasil
Brasil Marisa SantosInstituto Nacional de Cardiologia - INC
Brasil Priscila Avelar Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina - CCOPAS/IEB - UFSC
Brasil Renato GarciaInstituto de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina - CCOPAS/IEB - UFSC
Brasil Vania Canuto SantosMinistério da Saúde do Brasil
Brasil Leandro SafatleAgência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA
CanadaCarol VlassoffUniversity of Ottawa
CanadaAlicia FramarinIntitut Nationale d' Excelence en Santé - INESS
ChileVictoria Hurtado MenesesMinisterio de Salud de Chile
ChileYohanna ValderasInstituto de Salud Pública de Chile - ISPCH
ChilePatricia del Carmen Kraemer GomezMinisterio de Salud de Chile
ColombiaJaime Calderon Instituto de Evaluación Tecnológica en Salud - IETS
Colombia Rodrigo PardoUniversidad Nacional de Colombia
Costa Rica Angie RamirezCaja Costaricense de Seguro Social - CCSS
Costa Rica Mauricio Duarte Caja Costaricense de Seguro Social - CCSS
Costa Rica Ana Eduviges Sancho Ministerio de Salud de Costa Rica
Cuba Ana Margarita ToledoMinisterio de Salud de Cuba
EcuadorAdriana Granizo MartinezMinisterio de Salud Publica de Ecuador
EcuadorJacinto Esteban Bonilla EscobarMinisterio de Salud Publica de Ecuador
El SalvadorRicardo H. RuanoMinisterio de Salud de El Salvador
El SalvadorRoberto QuijadaInstituto Salvadoreño del Seguro Social - ISSS
HondurasGerardo PinedeARSA Honduras
MexicoJesús Ojino SosaCentro Nacional de Excelencia Tecnologíca en Salud - CENETEC
MexicoVeronica GallegosCentro Nacional de Excelencia Tecnologíca en Salud - CENETEC
OPSIsaías MontillaOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSAlexandre LemgruberOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSItzel ThomasOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSHilda LealOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSJose GonzalezOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSRita CasolOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSSonia QuezadaOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSMurilo ContóOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSLudovic ReveizOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSFrancisco CaccavoOrganización Panamericana de la Salud - OPS
OPSAna Marcela TorresOrganización Panamericana de la Salud - OPS
PanamáJeremias BernalMinisterio de Salud de Panamá
PanamáPedro ContrerasMinisterio de Salud de Panamá
Peru Patricia PimentelInstituto de Evaluación Tecnológica en Salud - IETS
Peru Nora Reyes Instituto Nacional de Salud - INS
Peru Marianella Villalta ContrerasOrganismo Andino de Salud - ORAS CONHU
Peru Karina Alicia Gil LoayzaMinisterio de Salud de Perú
Peru Zila Patricia CaballeroInstituto Nacional de Salud - INS
Republica Dominicana Escarlen HerediaDirección General de Medicamentos, Alimentos y Productos Sanitarios - DIGEMAPS MSP
Republica Dominicana Andelys De la Rosa Ministerio de Salud Publica de Republica Dominicana
UruguayAlarico RodriguezFondo Nacional de Recursos - FNR
UruguayAna PerezMinisterio de Salud Publicade Uruguay