image (1)

Novidades do Euroqol

Foi realizado encontro da Euroqol Association entre 11 e 13 de março em Noordwijk- Holanda. Durante o encontro os membros do grupo puderam participar de importantes debates sobre pesquisas e tendências na área. Destacaram-se:

  • Bolt-ons: foi apresentada uma atualização nos projetos envolvendo dimensões acopladas ao instrumento Eq-5D com o objetivo de aumentar a sensibilidade, em especial para alterações cognitivas e para condições que impactam em perdas sensoriais com distúrbios visuais e auditivos.
  • E-QALY: houve uma ampla discussão de posições favoráveis e questionamentos quanto ao projeto que tem por objetivo criar um novo instrumento envolvendo não apenas qualidade de vida relacionada à saúde, mas outros aspectos como impacto em sintomas, cognição, autonomia e aspectos relevantes ao suporte social e relacionamentos. O projeto é liderado pelo prof. John Brazier (Univ Sheffield) e tem o suporte do NICE, incluindo diversos centros de pesquisa no mundo.
  • Harmonização de versões: foram apresentados progressos do grupo de harmonização das versões do EQ em diversas línguas, modificando traduções e excluindo termos conflitantes ou inadequados. O grupo é coordenado pela prof. Jennifer Jelsma- Univ Cape Town.
  • Valoração do EQ-Y: foram apresentados os desafios metodológicos e encaminhamentos para uma padronização de valoração do EQ-Y utilizando EQ-VT e DCE de forma semelhando ao instrumento para adultos. O grupo de estudos do EQ-Y é coordenado pelo prof. Wolfgang Greiner da Bielefeld University.
  • QALY e ATS: foi criado um grupo para discutir o uso de QALY em processos de ATS com a criação de regiões para troca de experiência. Uma das regiões proposta for Am. Latina e Caribe. O grupo é coordenado pelo prof Simon Pickard da Univ. of Illinois at Chicago.

 

O próximo encontro científico (EQ Plenary Meeting) será realizado em setembro de 2019 em Bruxelas e os trabalhos podem ser submetidos no site https://euroqol.org

image (1)

Newton International Fellowships

A Academia de Ciências Médicas, em parceria com a Royal Society e a British Academy, está oferecendo o Newton International Fellowships para apoiar pesquisadores internacionais em início de carreira de países parceiros.

Esta rodada está aberta a candidatos do Brasil, China, Índia e México e o prazo é até o dia 27 de março de 2019.

Maiores informações em https://acmedsci.ac.uk/grants-and-schemes/grant-schemes/newton-international-fellowships

image (1)

Processo seletivo para prestação de serviço em ATS

A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, anuncia que estão abertas as inscrições do processo seletivo para prestação de serviço, tendo como objetivo a contratação de pessoa física ou jurídica para prestação de serviços nas necessidades e atividades dos Projetos vinculadas ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS, desenvolvidos em parceria entre a AHMV e o Ministério da Saúde.

Maiores informações, acesse o EDITAL

image (1)

Webinar: “Lista de Dispositivos Médicos Prioritários para o Primeiro Nível de Atenção”

Temos o prazer de convidá-lo para a 23ª edição do programa de webinars da RedETSA, na próxima sexta-feira, 11 de janeiro, às 14 horas, horário de Brasília.

A Unidade de Medicamentos e Tecnologias da Saúde, do Departamento de Serviços e Sistemas de Saúde (HSS / MT) da OPAS, apresentará a Lista de Dispositivos Médicos Prioritários para o Primeiro Nível de Atenção. Alexandre Lemgruber e Francisco Caccavo apresentarão o projeto, e Santiago Hasdeu e Alfonso Rosales explicarão a metodologia utilizada.

O link WebEx que usaremos é o seguinte: https://goo.gl/Vk7Dk5

image (1)

Valuing health states: is the MACBETH approach useful for valuing EQ-5D-3L health states?

Estudo publicado por investigadores da Universidade de Lisboa (prof. Monica Oliveira, Carlos Bana e colaboradores) traz importante contribuição para a discussão de como extrair preferencias do questionário Euroqol.

Antecedentes: Anos de Vida Ajustados por Qualidade (QALY) são uma medida-chave de resultados amplamente utilizada na avaliação de tecnologias em saúde

Métodos: Um novo protocolo de extração  de preferências (utilidades) baseado no MACBETH foi desenvolvido e testado dentro de um formato de pesquisa na web. Uma amostra da população geral portuguesa (n = 243) valorizou 25 Estados de saúde EQ-5D-3L com o protocolo MACBETH e com uma variante do protocolo trade-off

Resultados: Os resultados mostram que os valores médios derivados de MACBETH e da variante TTO estão fortemente correlacionados; no entanto, existem diferenças substanciais para os valores de vários estados de saúde..

Conclusão: Os resultados sugerem que vale a pena pesquisar o uso de métodos de extração de preferências não numéricas.

Disponível em https://hqlo.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12955-018-1056-y

image (1)

Valuing health states: is the MACBETH approach useful for valuing EQ-5D-3L health states?

Estudio publicado por investigadores de la Universidad de Lisboa (Monica Oliveira, Carlos Bana y colaboradores) trae importante contribución para la discusión de como extraer preferencias del cuestionario Euroqol.

Antecedentes: Años de Vida Ajustados por Calidad (AVAC) son una medida clave de resultados largamente utilizada en la evaluación de tecnologías en salud.

Métodos: Un nuevo protocolo de extracción de preferencias (utilidades) basado en el MACBETH ha sido desarrollado y probado en un formato de investigación en la web. Una muestra de la población general portuguesa (n=243) ha valorado 25 Estados de salud EQ-5D-3L con el protocolo MACBETH y con una variación del protocolo trade-off.

Resultados: Los resultados muestran que los valores promedios derivados del MACBETH y de la variación TTO están fuertemente correlacionados; sin embargo, hay diferencias substanciales para los valores de varios estados de salud.

Conclusión: Los resultados sugieren que vale la pena investigar el uso de métodos de extracción de preferencias no numéricas.

Disponible en  https://hqlo.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12955-018-1056-y

image (1)

II Encontro de Acesso, Monitoramento e Regulação Econômica do Mercado de Medicamentos

                               

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS / OMS)
Ministério da Saúde e Ação Social da Argentina

6 de novembro de 2018
Hotel Argenta Tower, Buenos Aires, Argentina

Sessão fechada

Abertura – Analía López, Ministério da Saúde e Ação Social da Argentina e Analía Porrás, OPS

Resumo e conclusões do Encontro em Brasília – Tomás Pippo, OPS BRA

Experiência da Rede Europeia de Informação sobre Informação sobre Preços e Reembolso de Medicamentos (PPRI) – Nina Zimmermann, PPRI (por videoconferência)

Apresentação de proposta de criação de uma rede regional de intercâmbio de informações sobre preços e incorporação de medicamentos nos sistemas de saúde – Alexandre Lemgruber, OPAS

 

Sessão aberta

Estratégias para ampliar o acesso a biossimilares – Fabiana Jorge – MFJ International

 

Regulação, avaliação e incorporação de medicamentos biológicos de alto custo

Caso 1: Nusinersen para atrofia muscular espinhal

Apresentação da experiência da Argentina (Claudia Perandones, MALBRAN, seguida de comentários sobre outros países sobre suas experiências

Nusinersen – Experiência da CONITEC – Eduardo Freire

Nusinersen – MS Chile Experience – Victoria Hurtado Meneses

 

Regulação, avaliação e incorporação de medicamentos biológicos de alto custo

Caso 2: Bevacizumab e Ranibizumab para degeneração macular

Apresentação da experiência do Brasil (Eduardo Freire, CONITEC) seguida de comentários sobre os demais países sobre suas experiências

IETSI – EsSalud – Patricia Pimentel

Fundo da Seguridade Social da Costa Rica – Hugo Marín Piva

MS Equador – Adriana Granizo

image (1)

X Reunião da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas

Avaliação de Tecnologia em Saúde e políticas para acesso efetivo e equitativo a medicamentos
Faculdade de Ciências Econômicas, UBA. Buenos Aires, Argentina

Quinta-feira, 8 de novembro

Reunião de Membros da RedETSA – Sessão Fechada

Abertura e atualização dos membros da rede – Alexandre Lemgruber, OPAS / OMS

Proposta de política institucional do ATS no CCSS: um exemplo de aplicação da abordagem integrada – Gabriella Murillo, CCSS

Atualização do Banco de Dados Regional de Relatórios de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (BRISA) – Francisco Caccavo, OPAS / OMS
Apresentação sobre o grupo de trabalho do INAHTA sobre a nova definição de ATS – Verónica Gallegos, CENETEC

Apresentação sobre o grupo de trabalho do INAHTA sobre RWE – Augusto Guerra, CCATES

Proposta para a criação de um grupo de trabalho da ETA sobre Dispositivos Médicos – Victoria Hurtado, Ministério da Saúde do Chile

Proposta para a criação de um grupo de trabalho sobre adaptação dos relatórios do ATS – Ana Pérez, Ministério da Saúde do Uruguai

Plano de Trabalho da Rede – 2019 

Anúncio sobre o Encontro RedETSA 2019

Workshop – plataforma online do modelo de impacto orçamentário do IECS

Workshop – Base Regional de Custos Unitários da Saúde IECS